DEÍFILO GURGEL ADVOGADO, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO, ADMINISTRADOR PÚBLICO UNIVERSITÁRIO, ANTROPÓLOGO, FOLCLORISTA, POETA E HISTORIADOR

terça-feira, 30 de março de 2021

DEÍFILO GURGEL

 



Deífilo Gurgel nasceu em 22 de outubro de 1926, em Areia Branca. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Natal, exerceu as funções de diretor do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), de Natal; diretor de Promoções Culturais da Fundação José Augusto (FJA); professor de Folclore Brasileiro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Poeta e jornalista, publicou várias obras relacionadas ao folclore, como “Danças Folclóricas do Rio Grande do Norte” (1995, 5ª ed.), “Manual do Boi Calemba” (1985), “João Redondo”, “Teatro de Bonecos do Nordeste” (1986) e “Romanceiro de Alcaçuz” (1993).

Sua trajetória passa por inúmeras atividades culturais, livros publicados, pesquisas sobre o folclore, obras coletivas e participações em antologias. Ganhou diversos prêmios literários e menções honrosas, participou de muitos encontros, seminários, festivais, palestras, entre outras atividades. Um exemplo é a “Comenda do Mérito Centenário Câmara Cascudo”, entregue na Capitania das Artes, em Natal, em 1998.

Aos 40 anos de idade “descobriu” o folclore, passando a dedicar-se integralmente ao tema. Residindo em Natal desde 1944, se aprofundou nas raízes históricas e culturais do povo potiguar, que resultaram em descobertas inéditas como os romanceiros populares, que ainda não tinham sido registrados por qualquer outro pesquisador brasileiro.

Faleceu em Natal-RN, no dia 6 de fevereiro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEÍFILO GURGEL

  Deífilo Gurgel nasceu em 22 de outubro de 1926, em Areia Branca. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de N...